Pesquisar

Blog

Fique por dentro

Jornada Mundial da Juventude :) Lembranças de uma Peregrina

janeiro 27, 2019

Oi Católicos! Oi para você que é novo por aqui! Meu nome é Katianne e estou muito feliz de estar de volta no blog ˆˆ

Hoje ( 27. 01. 2019), se encerrou a JMJ 2019 no Panamá! Tendo acompanhado pela Canção Nova essa linda jornada dos jovens com o Papa Francisco, me bateu uma saudade enorme da JMJ 2013, no Rio de Janeiro, no nosso solo brasileiro. Tive a honra de participar da primeira jornada do Papa Francisco, sendo a primeira minha também, e resolvi falar um pouco da minha experiência, além de mostrar umas fotos deste evento que reuniu certa de 3.000.000 milhões de jovens em Copacabana.

Escutei pela primeira de verdade sobre este evento Católico quando eu estudava na minha escola. Em um evento do colégio, que é Católico, nos reuniram na quadra coberta com a diretora no ano de 2011, havia terminado a JMJ de Madri, e foi informado que o Brasil havia sido escolhido para ser a próxima sede. Minha escola montou um grupo e eu, juntamente com meus pais, entramos. Embora muitos desistiram pelo caminho, nós conseguimos ir.

Muitos se enganam quando acham que a Jornada começa na Missa de Abertura, mas não é assim não. A jornada começa quando você decide ir e começa a preparação para tudo, desde financeiramente até espiritualmente, pois há muitos momentos de oração e espiritualidade para você ter uma mudança de vida de verdade. Uma dessas formações realmente me marcou, mas em outro momento falarei melhor.

Um momento inesquecível foi o Bote Fé, um evento esquenta que ocorreu em todo o Brasil e na nossa cidade também dando um gostinho do que a JMJ seria.

Quando chegou o momento da viagem eu estava super empolgada e extremamente feliz de fazer parte desse momento histórico. Ao chegarmos em São Paulo, estava um muito frio. Imagina, eu do Norte, Manauara, saindo de um calor de 35 graus e indo para um lugar frio, saía fumaça branca da nossa boca quando falávamos, parecia que estava num filme, tudo era novo.

Depois de um café no meio da estrada, fomos visitar o Santuário de Aparecida, que foi uma experiência incrível. Participamos da Missa e ficamos próximos a imagem de Nossa Senhora aparecida. Monumentos espetaculares e obras lindas que nos levam para mais perto de Deus. Foi nesse dia que eu descobri que eu havia aprendido errado uma coisa na Missa kkkkk, mas conto isso em outro post.

Depois de visitarmos o Santuário de Aparecida, fomos para a Canção Nova, na Cachoeira Paulista, interior de São Paulo, ficamos hospedados lá mesmo. Foi um sonho realizado conhecer o lugar que acompanho todos os dias pela TV.

No dia seguinte fomos até uma das casas de Bethânia, ah saudades do Padre Léo! Outro local abençoado e lindo, trazendo paz e tranquilidade. Mostrando que devemos estar com Deus no silêncio para nos encontrar com Ele e com nós mesmos. Ao chegarmos lá somos recebidos com um abraço, que é um carisma deixado pelo próprio Padre Léo, foi maravilhoso. Vimos a gruta e os animais, segurei até um coelhinho haha.

Fomos também ao Frei Galvão, onde visitamos a Igreja e vimos uma exposição de Presépios, todos lindos!

Também fizemos uma visita a Fazenda da Esperança, outro momento maravilhoso!

Depois ficamos novamente na Canção Nova, onde conhecemos a famosa loja. E olha o que eu achei nessa loja haha, adivinha! Um mangá, feito pelo filho do dunga, o Felipe. Ainda tenho até hoje essa relíquia, que conta a estória de Davi, excelente! Como quadrinista, aprecio muito esse projeto do Felipe e acredito que deva ser incentivado para a evangelização.

Comprei a tão sonhada blusa do PHN do Brasil *-* uma de minhas blusas favoritas e que já usei em diversos videos do canal 🙂

Participamos de diversos eventos da Canção Nova como a Missa com diversas delegações para JMJ, presidida pelo Mons. Jonas Abib, foi um lindo momento ver tantas nações e isso dava um gostinho do que seria a JMJ no Rio. Participamos de Palestras e conhecemos tudo. O Centro de Evangelização é imenso mesmo gente, sem brincadeira.

Também participamos de diversos shows, entre eles, o do Dunga! Gente que show maravilhoso!!!!! Inesquecível, foi incrível essa noite! Me diverti muito! Você não precisa de nada para ser feliz além de Deus! Vários jovens rádios, sóbrios felizes! Tudo isso mostra que não precisamos de drogas, bebidas etc! Tendo Deus, o resto não faz falta!

Eis o dia que chegou os kit da JMJ! Tudo lindo, que emoção, tenho até hoje essa bolsa e a fita do crachá *-* Estávamos prontos para ir para a JMJ no Rio, e lá fomos nós!

Chegando no Rio fomos para um dos colégios em Irajá e logo em seguida fomos para Copacabana onde seria a JMJ. Eu sempre achei que o Rio de Janeiro fosse quente, mas pegamos um frio legal kkkk eu estava toda empacotada. E então eu vi o mar e paisagem. É engraçada a sensação de ainda estar no seu país, mas não reconhecer nada, se sentir em outro planeta. Quem conhece Manaus, sabe que aqui é plano né, não temos montanhas, planícies etc. Então tudo isso me impressionou, o tamanho da Natureza acima de mim me impressionou! E o Cristo Redentor lá no alto, um pontinho.

Todas as celebrações e atividades da Jornada nos levam cada vez mais para Deus! Emocionante ver todo o Cléro reunido a espera do líder da Igreja Católica. Mas, também, como é lindo ver as diferentes nações tomando conta das ruas, cada grupo com suas bandeiras. O legal é que quando nos encontrávamos com outra delegação no meio da rua, até mesmo de país diferente, era a maior festa, gritávamos, cantávamos. Ali era a realização, era uma só Igreja, feitas de povos diferentes, mas que falavam a mesma língua do amor, de Cristo, tendo a mesma Fé! Isso é ser universal, isso é ser uno, isso é ser Católico!

Também participamos do Encontro dos Salesianos, um evento dentro da JMJ que reúne todos os grupos salesianos com os Reitores e o sucessor de Dom Bosco. Eu até dancei lá kkk foi top!

Eis que o Papa Francisco chega! Que alegria! Aguardar o Papa é realmente emocionante. Fizeram uma passarela para o Papa móvel e as pessoas se amontoaram de um lado e de outro. Vimos o helicóptero em que ele estava e do telão víamos ele chegando. Até que ele passou por onde nós estávamos! Gente, que emoção, só vivendo para entender essa emoção de está perto do representante de Cristo! Acho que essa é a lembrança que mais guardo de toda a Jornada. Parecia que eu não estava mais aqui, mas que estava no Céu. O Papa traz uma paz tão grande, parece que o Céu veio até nós, o Rio se tronou Terra Santa. Só consigo me lembrar daquela música:

“Vem Senhor Jesus! Olhar o povo ao teu redor me faz lembrar, a multidão lá no caminho a te esperar. Vem ó Santo de Israel passar também neste lugar!”

Imaginem, se ver o representante de Cristo, o Papa, acontece tudo isso, imagina se o próprio Cristo, que é Deus, passasse por nós! Gente do Céu, que emoção só de pensar. Esses momentos que nos fazem ver e viver a força da Igreja em busca de Cristo!

Todos os momento vividos de Fé estarão para sempre no meu coração! Naquela semana o Rio se transformou de fato! A cada Missa, Vigilia, Adoração, crescíamos mais na Fé e entendíamos o que é estar lançados nas mãos de Deus, pois lá éramos peregrinos, sem conforto, mas com Fé. A Jmj nos faz estarmos mais próximos de quem nós somos e vermos o quanto frágil o ser humano é, mas ao mesmo tempo o quanto o amor de Deus nos faz ser forte. Você realmente acha que eu, ou qualquer outro jovem ali, lutamos, passamos frio, muitas vezes fome, vencemos o cansaço, por nós mesmos? NÃO! Só aguentamos tudo isso, pois nossa meta era está com Cristo, que é a cabeça da Igreja e nós somos seus membros!

Termino essas lembranças falando que estou muito feliz em saber que a JMJ 2022 será em Lisboa em Portugal, quem sabe Deus quer nos ver lá! Agora é a hora de começar!

Fiquem com a Paz de Cristo Pessoal!

Ate a próxima!

Por katianne

Veja também essas outras novidades

Deixe seu comentário

Fale conosco

Você pode entrar em contato por telefone, e-mail, ou enviar uma mensagem através do formulário.

(92) 9 9987-0887

contato@katiannedesigner.com

Instagram

– Evangelizando através dos quadrinhos! –